sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Reflexões


Embora se diga  muito que vivemos em uma sociedade do conhecimento, o acesso a esse conhecimento culturalmente gerado não é de fácil, como mostram as crises na educação formal onde os índices demonstram o fracasso no ensinar e no aprender.
          Vive-se em uma era de informação, mas ao mesmo tempo, existe um fracasso de aprendizagem nas estatísticas educacionais, o índice de leitura dos alunos é preocupante. O que acontece de errado então? O autor argumenta que é necessária uma nova cultura da aprendizagem. Aprendizagem esta que deve ser gerada e concebida de outra maneira. Estamos lidando com muita informação, com diversas tecnologias, porém é visível que crianças e adultos não conseguem interpretá-las. Hoje as tecnologias estão distribuindo todo esse saber, porém são imprescindíveis, novas maneiras de ensinar de  alfabetizar de apreender. O acesso as informações está muito rápido, qualquer pessoa hoje consegue ter uma página na internet ou acessar a de outras pessoas, sem a necessidade de publicação. Mas com tanta informação, é preciso uma competência cognitiva, para ter um olhar crítico, sobre tudo que é possível achar e ler, navegando na internet. Não existe mais saber pronto e absoluto, pois estamos em uma sociedade globalizada e de aprendizagem constante. A escola precisa formar  cidadão que saiba dar sentido ás  informação. Como  o autor diz:  é preciso ter  um conhecimento verdadeiro, um saber ordenado e coordenado. Para que isso aconteça de maneira concreta, sugere o ensino das novas competências que seria fomentar nos alunos capacidades de gestão do conhecimento ou  a gestão Metacognitiva.Onde, o individuo experimenta varias estratégias de aprendizagem ,tendendo sempre repetir aquela com a qual sempre obteve melhor resultado .Assim cada um tem sua estratégias aquela que  funciona melhor para si; sendo esse processo de metacognição individual e diferente em cada individuo.Quanto melhor sua capacidade cognitiva ,melhor suas habilidades de aprendizagem, sendo possível otimizar o tempo e a qualidade do estudo,pois a metacognição é uma ferramenta facilitadora na direção que o estudante pode dar a sua aprendizagem. .
Essa nova cultura de aprendizagem irá ocorrer, quando o perfil de aluno e do professor mudar completamente. Principalmente no que diz respeito ao currículo escolar, exigindo novas funções dos docentes e discentes, com profunda mudança de mentalidade no processo de ensino aprendizagem, criando então, essa nova cultura. Esse será o novo desafio a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais. Dessa maneira tanto saber, não fracassará mais ao se tentar aprender.

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