Embora se diga muito que vivemos em uma sociedade do
conhecimento, o acesso a esse conhecimento culturalmente gerado não é de fácil,
como mostram as crises na educação formal onde os índices demonstram o fracasso
no ensinar e no aprender.
Vive-se em uma era de informação, mas
ao mesmo tempo, existe um fracasso de aprendizagem nas estatísticas
educacionais, o índice de leitura dos alunos é preocupante. O que acontece de
errado então? O autor argumenta que é necessária uma nova cultura da aprendizagem.
Aprendizagem esta que deve ser gerada e concebida de outra maneira. Estamos
lidando com muita informação, com diversas tecnologias, porém é visível que
crianças e adultos não conseguem interpretá-las. Hoje as tecnologias estão
distribuindo todo esse saber, porém são imprescindíveis, novas maneiras de
ensinar de alfabetizar de apreender. O
acesso as informações está muito rápido, qualquer
pessoa hoje consegue ter uma página na internet ou acessar a de outras pessoas,
sem a necessidade de publicação. Mas com tanta informação, é preciso uma
competência cognitiva, para ter um olhar crítico, sobre tudo que é possível achar
e ler, navegando na internet. Não existe mais saber pronto e absoluto, pois
estamos em uma sociedade globalizada e de aprendizagem constante. A escola
precisa formar cidadão que saiba dar
sentido ás informação. Como o autor diz:
é preciso ter um conhecimento
verdadeiro, um saber ordenado e coordenado. Para que isso aconteça de maneira
concreta, sugere o ensino das novas competências que seria fomentar nos alunos
capacidades de gestão do conhecimento ou
a gestão Metacognitiva.Onde,
o individuo experimenta varias estratégias de aprendizagem ,tendendo sempre
repetir aquela com a qual sempre obteve melhor resultado .Assim cada um tem sua
estratégias aquela que funciona melhor
para si; sendo esse processo de metacognição individual e diferente em cada individuo.Quanto
melhor sua capacidade cognitiva ,melhor suas habilidades de aprendizagem, sendo
possível otimizar o tempo e a qualidade do estudo,pois a metacognição é uma
ferramenta facilitadora na direção que o estudante pode dar a sua aprendizagem.
.
Essa nova cultura de aprendizagem irá
ocorrer, quando o perfil de aluno e do professor mudar completamente.
Principalmente no que diz respeito ao currículo escolar, exigindo novas funções
dos docentes e discentes, com profunda mudança de mentalidade no processo de
ensino aprendizagem, criando então, essa nova cultura. Esse será o novo desafio
a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais. Dessa maneira tanto saber,
não fracassará mais ao se tentar aprender.
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